A vinícola catarinense, Villa Francioni, lançou o VF Licoroso Tinto, produzido a partir de um lote especial da uva Cabernet Sauvignon da safra 2004. O vinho de sobremesa foi elaborado em parte, através de uvas desidratadas. Os cachos permaneceram em ambiente fechado desidratando por um período de 2 meses. Segundo o enólogo da Villa Francioni, Orgalindo Bettú, “diante da dificuldade e a necessidade de muito trabalho na elaboração deste tipo de vinho, os lotes sempre serão muito restritos”. A vinícola está comercializando 1.300 garrafas de 500 ml do licoroso.  Outra característica do vinho é o longo período necessário de amadurecimento, diante as altas concentrações da bebida. O VF Licoroso Tinto, permaneceu por 8 anos em barricas novas de carvalho francês.

Os vinhos internacionalmente conhecidos mais parecidos com esta característica são alguns franceses, denominados vinhos de palha (Vin de Paille) e alguns italianos denominados (Passito). Segundo o enólogo Bettú, “apesar de aplicarmos métodos específicos na elaboração, semelhantes aos países citados, a legislação brasileira só permite denominá-los de vinho licoroso.

A uva Cabernet Sauvignon foi escolhida por apresentar características aromáticas marcantes. A graduação alcoólica é de 17,50%. O tempo de evolução em garrafa é outra atração à parte, pois devido ao longo amadurecimento na barrica e a alta concentração, estima-se mais de 50 anos. Sem dúvida alguma estamos diante de um excelente aperitivo!

0 comentários

Deixe um comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *